quinta-feira, julho 13, 2006

Para orquídea, sexo é uma ocupação solitária

Para um tipo de orquídea na China, procriar é algo que se faz sozinho.

A planta Holcoglossum amesianum cresce em troncos de árvores na província de Yunnan, na China

Para um tipo de orquídea na China, procriar é algo que se faz sozinho. Ao invés de depender de insetos ou mesmo do vento para a polinização, os cientistas descobriram que a orquídea Holcoglossum amesianum na realidade fertiliza a si mesma, de acordo com um relatório na edição Revista Nature.

A orquídea desafia a gravidade para torcer a parte masculina de sua flor no formato necessário para fertilizar a feminina, descobriu uma equipe liderada por LaiQiang Huang, da Universidade Tsinghua.

A planta o faz sem a ajuda de fluidos grudentos ou outros métodos usados pelas plantas autopolinizantes para assegurar que o pólen alcance o óvulo, reportou Huang. Isso faz da técnica da Holcoglossum amesianum um novo método de polinização, disse.

A equipe estudou mais de 1.900 flores dessa espécie, que cresce em troncos de árvores na província de Yunnan, na China, e floresce durante os meses secos e sem vento entre fevereiro e abril.

A orquídea não produz perfume ou néctar, e os pesquisadores não viram nenhuma ocorrência de polinização por um inseto ou pelo vento. Ao invés disso, a antera que carrega o pólen se descobre e gira para uma posição adequada para ser inserida na cavidade do estigma, onde acontece a fertilização.

Essa relação sexual é tão exclusiva que as flores nem mesmo transferem pólen para outras flores na mesma planta, descobriram os pesquisadores.


Fonte: Paisagismo Brasil (estadão.com.br)