sexta-feira, agosto 18, 2006

Artigos | O fim dos inseticidas sintéticos

O fim dos inseticidas sintéticos.
O desafio do próximo século já chegou.

O Neem atua diretamente no hormônio dos insetos e larvas, tirando a chance de criar nova resistência, fazendo com que parem de se alimentar e de se reproduzirem.



ORIGEM DO NIM : O Nim é uma árvore conhecida a mais de 2.000 anos na Índia, além de eficaz repelente ela é muito utilizada como planta medicinal no tratamento de uma infinidade de doenças. Devido a efeitos colaterais provocados por repelentes e inseticidas sintéticos na natureza a tendência atual é o uso de uma alternativa natural que tenha a mesma eficácia que os sintéticos. Existem mais de 2400 plantas que são conhecidas por suas propriedades repelentes e pesticidas, mas somente o Nim oferece um controle efetivo dos insetos sem afetar o meio ambiente. Por que Bioprotetor Natural e não Inseticida Natural ?

O sufixo cida significa aniquilador, matador, assassino. O Óleo de Nim não é um produto com o tradicional efeito inseticida aniquilador característico das substancias petro-químicas largamente utilizadas na agricultura uma vez que não mata os insetos instantaneamente. Essa aparente desvantagem é, na verdade, uma grande vantagem conforme será devidamente explicado posteriormente. O Óleo de Nim não possui efeito nocauteador ( efeito “knock-down”) sobre os insetos e larvas. Também não funciona a longo prazo como os inseticidas biológicos tipo Bacillus turingensis (Dipel) dando margem a que os insetos continuem devastando a lavoura antes de morrerem. O seu efeito é imediato, porém, de outra forma, ou seja, ele atua imediatamente repelindo e/ou fazendo com que os insetos e larvas parem de se alimentar via efeito anti-alimentar (efeito “ anti-feeding”). Atua também via outros mecanismos a médio e longo prazo conforme será amplamente explicado adiante. Isso torna o Óleo de Nim um excelente aliado do agricultor no controle efetivo de insetos e pragas e o coloca em posição de destaque como uma nova categoria de produtos ecologicamente corretos para a utilização na agricultura do próximo milênio. O planeta Terra não tem mais condições de absorver as milhares e milhares de toneladas de produtos petro-químicos venenosissimos usados atualmente na agricultura convencional que todos nós sabemos irão gerar uma série de problemas de saúde. O Óleo de Nim demonstrou ser totalmente isento de efeitos nocivos a todos os animais de sangue quente, peixes e a 6 espécies diferentes de minhocas e demais organismos de solo.

Ou seja, o óleo de Nim é um novo conceito em termos de controle de insetos e pragas que tem auxiliado milhares e milhares de agricultores conscientes em diversos países.

Os inseticidas sintéticos originários da petro-quimica matam indiscriminadamente os insetos e larvas, poluem o ambiente, intoxicam operadores, seus familiares, e até mesmo os consumidores e portanto, e por isso mesmo, tem sido repudiados a nível mundial. Não obstante serem extremamente tóxicos, esses produtos não conseguem de forma alguma controlar os insetos pois são formulados utilizando-se de apenas uma única molécula a qual é invariavelmente protegida por uma patente que dá direito ao seu detentor de comercializá-la a preços muitas vezes exorbitantes amparados que estão por registro efetuados junto a órgãos oficiais do governo. Isto é, o governo não só colabora como também oficializa e o que é pior monopoliza a venda desses produtos altamente tóxicos e portanto é fator determinante da intoxicação generalizada da população. Ocorre que os insetos , dotados de um maravilhoso mecanismo de defesa, desenvolvem resistência a esses venenos em apenas 3 gerações em alguns casos. Por isso é que em 1988 no E.P.A. ( Environment Protection Agency) já haviam cerca de 50.000 produtos químicos registrados para uso na agricultura porque a cada 3 gerações surgem novas variedades de insetos resistentes a essas moléculas isoladas e portanto novas moléculas tem que ser produzidas e patenteadas e colocadas no mercado.

Esse processo não tem fim. A cada ano surgem venenos mais e mais poderosos. Inseticidas e fungicidas que antes controlavam os problemas na ordem de 1 a 2 kg por hectare agora estão sendo fabricados para serem utilizados em doses de apenas 200 gramas por hectare. Esses tipos de moléculas são por assim dizer cerca de 10 vezes mais venenosas que as anteriormente utilizadas, porem as multinacionais as apresentam como mais “seguras” ao meio ambiente pelo simples fato de que se usa menos produto. Menos produto para um mesmo efeito significa maior toxicidade e não menor toxicidade. Isso é um escárnio e uma afronta a inteligência humana e cabe a nós dar um grande e rotundo “Basta !” a toda essa situação. Isso agora é possível com a utilização do Óleo de Nim.

Vejam por exemplo um resumo dos efeitos nocivos dos inseticidas sintéticos:
1. Poluição ambiental.
2. Danos a saúde devido a níveis elevados ( ou mesmo baixos) de resíduos.
3. Destruição indiscriminada de insetos sem nenhuma consideração sobre o seu papel no meio ambiente muitas vezes benéfico, como no caso dos inimigos naturais.
4. Envenenamento de animais de sangue quente como pássaros, gado, criação em geral e pessoas que tenham contacto com os mesmos.
5. Desenvolvimento de resistência em insetos.
6. Ressurgimento de certas pragas secundarias e/ou principais que estavam sendo anteriormente controlada por insetos que foram destruídos pelo agrotóxico. Com o seu desaparecimento houve menos concorrência e novas pragas, então, surgiram.

Qual o principal ( ou principais) ingrediente ativo do Óleo de Nim ?
O Óleo de Nim exibe o seu poder controlador de insetos devido a uma série de ingredientes com características pesticidas .O seu principal grupo de ingredientes ativos é uma mistura de 3 ou 4 compostos bastante assemelhados porem conta , também, com 20 outros ingredientes menores mas que são bastante ativos de uma maneira ou de outra. Os principais ingredientes pertencem a uma classe de produtos naturais conhecidos como triterpenos mais especificamente limonoides . Até o momento,, pelo menos 9 limonoides extraídos do Nim demonstraram habilidade para inibir o crescimento e desenvolvimento dos insetos.

Novos limonoides estão sendo descobertos porem a azadirachtina, salanina, meliantriol, e a nimbina são os mais conhecidos.
A Azadirachtina foi um dos primeiros princípios ativos a serem isolados do Nim e já provou ser o principal ingrediente no combate aos insetos. Atribui-se a Azadarachtina cerca de 90% dos efeitos causados nos insetos e é, por isso mesmo, utilizada como padrão de qualidade quando da utilização de óleos de Nim de diversas procedências .

A Azadarachtina não mata instantaneamente os insetos porem os impede de continuarem se alimentando. Alem disso, interfere no seu desenvolvimento e já demonstrou ser um dos mais potentes reguladores de crescimento de insetos pesquisados nos últimos 20 anos.
Essa substancia repele ou reduz a ingestão de alimentos de varias espécies de insetos prejudiciais as lavouras bem como de alguns nematóides . Na verdade ela é tão potente que um simples traço da sua presença impede que alguns insetos cheguem até a tocar as plantas.
A Azadarachtina é estruturalmente similar ao hormônio chamado “ecdysona” que controla o processo de metamorfose das diversas fases da vida do inseto ( larva, pupa e inseto adulto).

Ela afeta o Corpus cardiacus, um órgão semelhante a glândula pituitária na espécie humana, que controla a secreção de hormônios. A metamorfose requer uma sincronia perfeita de vários hormônios e outras mudanças fisiológicas para ser bem sucedida e a Azadarachtina é um bloqueador de “ecdysona”. Ela bloqueia a produção e a liberação desse hormônio vital para os insetos. Os insetos então não fazem a “muda” ou mudança de uma fase para outra, interferindo no seu ciclo de vida.
O melantriol é um outro inibidor alimentar que em concentrações extremamente baixas tem o efeito de paralisar a alimentação dos insetos.

Esse seu efeito foi pela primeira vez demonstrado nos gafanhotos. A salanina foi o terceiro terpenoide a ser isolado do Nim.
Certos ingredientes menores também possuem efeito anti-hormonal. A pesquisa também demonstrou que alguns desses ingredientes menores conseguem até paralisar o mecanismo de deglutição, desta forma impedindo os insetos de se alimentarem.

Qual o mecanismo de ação do Óleo de Nim nos insetos ?
Até o momento já foram descritos na literatura científica os seguintes efeitos :
- Repelente de larvas e adultos.
- Inibindo ou impedindo o desenvolvimento de ovos, larvas ou pupas.
- Bloqueio da “muda” de larvas ou ninfas.
- Impedindo a comunicação sexual e o acasalamento.
- Impedindo que fêmeas depositem os ovos.
- Esterilizando insetos adultos.
- Envenenando larvas e insetos adultos.
- Inibindo a alimentação.
- Bloqueio da habilidade de deglutir, isto é redução da motilidade intestinal.
- Perturbação da metamorfose nas várias etapas.
- Inibindo a formação de quitina

Qual o mecanismo de ação da Azarachtina ?
Os vários estudos demonstraram que o mecanismo de ação da Azadarachtina pode ser conforme abaixo relacionados :
1. Efeito Anti-alimentar via oral.
a) Principal : Inibe a atividade dos receptores de sensibilidade gustativa da cavidade oral, modifica a ingestão normal de alimentos e a capacidade alimentar prospectiva dos Insetos.
b) A ingestão de princípios ativos junto com o alimento conduz a inanição e morte.
2. Ação Dermal. Penetra através da cutícula dos insetos e inibe a síntese de quitina, provocando, então desidratação e morte.
3. Efeito Repelente . Devido a mudanças no comportamento locomotor e estacionário dos insetos, em alguns casos o acasalamento, assim como a comunicação sexual é afetada.
4. Efeito Destruidor do Crescimento . Pela inibição do crescimento normal do inseto por meio da interferência nos ciclos de mudança . Suprime a atividade da ecdysona e a larva não efetua a mudança de fase, mas fica na fase jovem para sempre até que eventualmente morre.
5. Efeito na sobrevivência e reprodução pela ação inibidora da ovoposição. Quando a fêmea atinge o período de postura do seu ciclo de vida, a ovoposição é suprimida ou inibida.
6. Efeito no Sistema Endócrino. Os extratos de Nim são acumulados no sistema neurosecretório do inseto, e por cruzarem a barreira cerebral , são concentrados no corpus cardiacus , resultando em uma menor utilização das proteínas neuro-secretórias.

Quais os principais insetos ou classes de insetos controlados pelo Óleo de Nim ?
Pesquisadores relataram que os extratos de Nim afetavam quase 400 espécies de insetos.
Classe Orthoptera: Compreende gafanhotos, grilos, esperanças, etc.... Nessa classe de insetos o efeito anti-alimentar é bem marcante. Varias espécies se recusam a comer plantas tratadas com nim por vários dias e algumas vezes até varias semanas.

Classe Homoptera: Afídeos (pulgões), moscas brancas, psyllids, cochonilhas, e outros insetos dessa classe são sensíveis ao nim em diversos graus de eficiência.
Classe Thysanoptera: O Nim tem demonstrado ser muito eficiente em larvas de trips que ocorrem no solo. Entretanto, uma vez que os insetos adultos tenham se estabelecido nas plantas eles passam a ser menos suscetíveis aos extratos de Nim. As formulações oleosas mostraram-se mais eficientes em alguns ensaios talvez devido ao fato de que o óleo cobre e sufoca esse tipo de insetos.
Classe Coleóptera:
As larvas de todos os tipos de besouros, especialmente os fitófagos coccinelideos, e crisomelideos, são bastante afetados pelo óleo de Nim. Eles se recusam a comer plantas tratadas, crescem devagar, e alguns são mortos ao contato com os princípios ativos.
Classe Lepdoptera:
Resultados de inúmeros ensaios de campo, notadamente com traças, demonstraram que as larvas de diversos lepidópteros são altamente suscetíveis ao Nim . Tudo indica que pragas como lagartas militares, brocas de fruto, broca do milho, e pragas afins serão os principais alvos do óleo e dos extratos de Nim no futuro. O Nim os impede de se alimentarem porem esse efeito é menos marcante do que os danos ao crescimento e desenvolvimento que ele causa. Até o momento todos os resultados de campo em São Paulo, tem sido bastante animadores. Todos os produtores relatam uma diminuição sensível no ataque de lagartas e traças.
Classe Diptera:
Varias espécies de dipteros como mosca de frutas, mosca dos chifres, e moscas domesticas são também um bom alvo para Óleo de Nim. Em São Paulo, já temos resultados de campo que comprovam a eficiência do óleo de nim em moscas de frutas em maracujá. Foi observado, que a mosca dos chifres não se desenvolve em esterco tratado com pulverizações de Óleo de Nim.
Classe Himenóptera:
Efeitos anti-alimentar e desregulando a crescimento. Suscetível.
Classe Heteroptera:
Insetos sugadores que atacam diversas lavouras como café, arroz, hortaliças. São afetados. As propriedades sistêmicas do Nim afetam o seu habito alimentar e desregulam o seu crescimento e desenvolvimento.
Insetos Domésticos - Baratas são bastante afetadas pelo Óleo de Nim. Ele mata os insetos jovens e inibe os adultos de efetuarem a ovoposição. Larvas impregnadas com óleo de Nim funcionaram em diversas espécies de barata incluindo a B. germânica.

Será que os insetos irão desenvolver resistência ao Óleo de Nim ?
Todos os autores consultados são da opinião que será extremamente difícil aos insetos desenvolverem resistência aos ingredientes ativos do Óleo de Nim devido ao fato de serem inúmeros ( cerca de 40 ingredientes ativos) e da forma como os mesmos atuam.
Alguns dos ingredientes ativos são bloqueadores da ecdysona que é um hormônio natural.
Fica extremamente difícil aos insetos desenvolverem qualquer tipo de resistência quando inúmeros mecanismos são afetados ao mesmo tempo. Em ensaios conduzidos com o fim específico de desenvolver resistência nos insetos demonstrou-se ser essa possibilidade muito remota. Traças do repolho após 35 gerações consecutivas expostas ao Nim continuaram a exibir a mesma suscetibilidade aos princípios ativos.

O que pensam as organizações mundais como a F.A.O. sobre o Óleo de Nim ?
Diversas organizações internacionais como a GTZ da Alemanha tem promovido a pesquisa cultura e difusão do Nim como uma forma de reduzir a utilização de inseticidas sintéticos na agricultura principalmente no países do terceiro mundo, já que no primeiro mundo eles contam com mecanismos eficientes que coíbem a utilização desses produtos venenosos. Um exemplo disso é o Baysiston , da Bayer, que está proibido na Alemanha, sede daquela empresa, mas que continua sendo vendido no Brasil matando agricultores em todo o pais todos os anos. O Conselho Nacional de Pesquisas ( National Research Council) de Washington, USA, chamou o Nim de “a arvore para resolver os problemas globais”.

A FAO ( Food and Agriculture Organization ) chamou o Nim de “ uma das maiores dádivas para a humanidade”. Recentemente, a Inglaterra rejeitou um pedido de uma empresa americana que pretendia “patentear” a planta do Nim para poder auferir lucros exclusivos sobre essa fonte inesgotável de recursos e verdadeira dádiva a humanidade.

O Óleo de Nim é tóxico ao homem e a vida silvestre ?
Até o momento não foram encontrados nenhum efeito tóxico a animais de sangue quente incluindo pássaros, a peixes, a minhocas e demais organismos de solo. Em 1985 o E.P.A. (Environment Protection Agency) aprovou o produto comercial Margosan-A para controle de trips, moscas brancas, minadores de folha, lagartas em geral, pulgas, traças, broca de chifre, baratas, lagartas militares em estufas, viveiros, florestas e residências com base em estudo de toxicidade realizado com essa finalidade. Esse produto é um extrato dos frutos do Nim.
Os dados sobre toxicidade são inúmeros. Par ilustrar podemos citar que em testes com abelhas o Nim demonstrou não afetar nem esses insetos benéficos quando em aplicações diretas.
As doses letais LD 50 em diversos animais sempre ficavam acima das maiores dosagens aplicadas e portanto nunca eram determinadas pois os animais não morriam. Os extratos também demonstraram não ser mutagenicos em testes de mutagenecidade.

O Óleo de Nim destrói os Inimigos Naturais ?
Insetos que se alimentam de pólen como borboletas adultas e abelhas receberam uma dosagem diminuta de Nim que parece não os ter afetado. Alem do mais, em teste voluntário para registro do produto Margosan-A, ficou demonstrado que nem aplicações diretas contra as abelhas causou nenhum problema para esses insetos.
Estudos com minhocas demonstraram que o Nim pode até ter efeitos positivos sobre esses animais de solo. A taxa de crescimento da minhocas foi maior quando se usou folhas de nim ou torta da semente de nim misturados ao solo. No Hawaii, os cientistas descobriram um exemplo maravilhoso da sutileza dos efeitos do óleo de nim. As moscas de fruta, que anualmente causam grandes prejuízos aos agricultores, foram testadas para se determinar a sua suscetibilidade aos ingredientes ativos do Nim .
Enquanto, as frutas amadureciam nas arvores, os insetos jovens no interior dos casulos desenvolviam-se no solo. Pulverizando-se o solo com uma solução de Óleo de Nim o desenvolvimento das larvas era totalmente paralisado. Porem , um parasita natural da mosca de frutas, um certo tipo de ichneumon que parasita os casulos e é utilizado no controle biológico, não era afetado provando ser resistente ao Nim. Os predadores que são utilizados como controle biológico, ao que tudo indica, são resistentes ao Nim. Com o somatório de informações que dispomos até o momento permite-nos afirmar que o Óleo de Nim não representa um perigo iminente aos inimigos naturais e aos insetos benéficos demonstrando, mais uma vez, o extraordinário potencial dessa planta para toda a humanidade.

Quais as formas de aplicação do Óleo de Nim ?
O Óleo emulsionado é geralmente pulverizado sobre as plantas com pulverizadores costais, ou motorizados. Pode-se usar também atomizadores e recentemente foram feitos testes com maquinas geradoras de fumaça ou “fog”. Cuba tem larga experiência em pulverizações com Óleo de Nim nas áreas urbanas no controle de pragas como o Aedes Egipty.
O Óleo de Nim é um produto permitido pelas organizações certificadoras de Agricultura Orgânica no Brasil ?
Sim, o Óleo de Nim é autorizado por todas as certificadoras orgânicas a nível mundial sem nenhuma exceção.

AUTOR:
Engº Agrº José Luiz M. Garcia
M. Sc. Horticultura – Michigan State University
Consultor em Agricultura Alternativa
Membro da O.T.A ( Organic Trade Associaton )
Membro da I.F.O.A.M
Produtor Orgânico certificado pelo I.B.D.
Literatura :
1.Andersen, A.B. Ph.D. Science in Agriculture.Acres U.S.A. ,376 pp, 2.000.
2. Callahan, P. S. Ph.D. Paramagnetism. Rediscovering Nature´s Secret Force of Growth Acres U.S.A. , 128 pp, 1995
3. GTZ. Neem. A Natural Insecticide.”Gewinnung naturlicher Insektizide aus tropischen Pflanzen”, Deutsche Gesellschaft fur Technische Zusammenarbeit (GTZ), 34 pp., Eschborn, sem data.
4.KONPHALINDO. National Consortium for Nature and Forest Conservation in Indonesia.National Conference on Biopesticides with emphasis on Neem., GTZ - Deutche Gesellschaft fur Technische Zusammenarbeit (GTZ) GmbH, 132 pp., Eschborn, 1998.
5. Lisle, Harvey. The Enlivened Rock Powders. Acres U.S.A. , 194 pp, 1994.
6.Norten, Ellen. NEEM. India´s Miraculous Healing Plant. Healing Arts Press., 92 pp., 2.000.
7.Puri, H.S. NEEM. The Divine Tree. . Medicinal and Aromatic Plants - Industrial Profile, Harwood Academic Publishers, 182pp., 1999.
8.Proceedings of a Seminar held in Dodowa.The Potentials of the Neem Tree in Ghana. GTZ - Deutche Gesellschfat fur Zusammenarbeit (GTZ) GmbH., Division 45, Rural Development, Working Field : “Non-synthetic Pesticides “,129 pp., Eschborn, 1988.
9.Report of an Ad Hoc Panel of the Board of Science and Technology for International Development. NEEM. A Tree For Solving Global Problems National Research Council, National Academy Press, Washington, D.C. 139 pp., 1992.
10..Schmutterer, H & K.R.S. Ascher. Natural Pesticides From The Neem Tree and Other Tropical Plants.,Proceedings of the Third International Neem Conference, Nairobi, Kenia, GTZ - Deutche Gesellschaft fur Technische Zusammenarbeit (GTZ) GmbH., 703 pp.,Eschborn 1987.
http://www.cnpaf.embrapa.br/publicacao/circulartecnica/ct_28/index.htm EmbrapaGoiania
http://www.cnpaf.embrapa.br/publicacao/circulartecnica/circ_62.pdf Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão
http://www.seagro.to.gov.br/v_dicas.php?id=5265 Governo do Estado de Tocantins
http://www.incra.gov.br/noticias/news/Ano/2004/mes/novembro/semana1/03_Planta%20de%20origem%20indiana%20ser%E1%20cultivada%20em%20assentamentos%20do%20Vale%20do%20Gurgu%E9ia.htm
http://www.usp.br/siicusp/11osiicusp/ficha3254.htm
http://www.ceasacampinas.com.br/artigos/artigo_03.htm
http://www.planalto.gov.br/mesa/nt/n_01_7_03.htm
http://globorural.globo.com/barra.asp?d=/edic/188/gr_respondea.htm